terça-feira, 2 de julho de 2013

Aula 1 - Revolução Francesa

Aula 1 - Arthur, Camilla, Matheus, José Junior, Vanessa, Pedro.

Revolução

A revolução é uma forma de movimento social na qual alguns setores tentam alterar ou destruir os aspectos da ordem vigente de acordo com suas ideias, pois consideram injusta a forma como são tratados. Resumidamente, ela é a passagem do poder político de uma classe social à outra de acordo com seu papel no processo de produção. A revolução pode ser política, social ou econômica.

A crise política não está apenas nas contradições dos processos de produção e distribuição; encontra-se também na legitimidade, na obediência e na representatividade nas sociedades.

A palavra revolução foi criada na renascença e usada como termo político no século XVII para indicar uma ordem preestabelecida que foi perturbada. A mudança definitiva do significado ocorreu durante a Revolução Francesa: “fé na possibilidade de criação de uma nova ordem”, que não só busca a liberdade nas velhas instituições como cria novos instrumentos para ela.

“Só se pode falar em Revolução, quando a mudança verifica-se com vistas a um novo início, quando se faz uso da violência para constituir uma nova forma de governo absolutamente nova e para tornar real a formação de um novo ordenamento político, e quando a libertação da opressão visa pelo menos à instauração da liberdade”. (Arendt, 1963, p. 28).

Para Marx, a revolução seria o instrumento essencial para a conquista da liberdade e um meio para conseguir a igualdade (perspectiva de consecução simultânea de liberdade e felicidade para o homem produtor).

As mudanças na estrutura econômica social geram necessidade de adaptação política.


Um comentário:

  1. Puxa, vcs tiveram tempo das aulas para fazerem o trabalho....poderiam ter se esforçado! Cadê as referências? O que é pra fazer como atividade? Com qual público estão falando? Para cumprir quais objetivos do PCN esta aula serve? Abs., MR.

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