segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Patronato no Renascimento

Grupo 2 - RJTV

Membros: José Ricardo Bernardi, Renata Oliveira Passone da Silva, Tamiris Helena Doratiotto Baldo, Vagner Henrique Ferraz.

Turma 1000 - História Noturno




I. Plano de Aula:
II. Dados de Identificação:
Professores: José Ricardo Bernardi, Renata Oliveira Passone da Silva, Tamiris Helena Doratiotto Baldo, Vagner Henrique Ferraz

Disciplina: História Moderna

III. Tema:

A Arte no Renascentismo e o uso das imagens em sala de aula

O tema da aula será baseado nas ideias de Peter Burke presentes em seu livro Renascimento Italiano: cultura e sociedade na Itália. Através das palavras de Burke vamos elucidar sobre o papel dos artistas e dos patronos no período renascentista e incitar a uma reflexão sobre o porquê, de mesmo transcorrido tanto tempo desde a criação dessas obras de artes que, em geral são de domínio e interesse cultural, a maioria delas, ainda hoje, contém direitos autorais, restringindo seu uso e circulação.

IV. Objetivos:

Objetivo geral:

 - Espera-se que ao final da aula os alunos compreendam o conceito de História na visão do autor do texto;
- Que os alunos identifiquem esse processo histórico das produções artísticas e que desenvolvam olhar critico quanto ao uso das imagens que são patrimônios históricos da humanidade.


Objetivos específicos:

 - Que os alunos reconheçam a visão do autor como um trabalho historiográfico da história do Renascimento Italiano tendo como desafio uma forma diferente de julgar essa disciplina; 
- Desenvolvam olhar crítico sobre as imagens e sobre a importância do consentimento ao uso livre de direitos autorais, abrindo espaço para reflexão e de busca por diferentes fontes documentais para se instruir sobre os mais diversos assuntos;
- Percebam diferenças entre as fontes de informações desde textos sobre os assuntos abordados, no caso o renascimento, e a importância das imagens como fonte de estudos e ensino;
- Através da análise dos documentos, espera-se que o aluno aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula e faça um exercício de análise de documento.

V. Conteúdo:
Discussão do texto Renascimento Italiano: cultura e sociedade na Itália.
Análise de fontes imagéticas.

VI. Desenvolvimento do tema:

O emprego do tema renascimento nessa aula pode-se estabelecer sob duas vertentes, sendo uma delas a história do renascimento tendo como base a história da arte e a outra é levantar uma discussão sobre o uso das imagens como material didático de aula, com isso mostrar aos alunos que o uso das imagens deve ser aberto.
A intenção dessa aula é mostrar aos alunos uma parte da vasta história cultural das relações entre patronos e artistas no renascimento, para isso usaremos como base o livro de autoria de Peter Burke.

O quê?
O tema da aula será pautado nas relações entre patrono e artistas durante o renascimento. Pretende-se abordar o contexto de produção das principais obras de arte desse período, mais especificamente abordaremos como os artistas Leonardo da Vinci e Michelangelo, contextualizados, podem ser utilizados para trabalhar com os alunos, possibilitando discussões que podem estabelecer relação com problemas do presente.

Com o quê?
 Para trabalhar o tema utilizaremos como fontes imagens das obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Ao analisar as obras Monalisa de Da Vinci e Capela Cistina de Michelangelo, pretende-se levantar as seguintes questões: quem fez, quando fez, porquê, mostrando também  relevância da relação do meio do artista - sua origem muitas vezes poderia definir a área que seguiria em sua carreira. Questionaremos o uso das imagens para o ensino e o uso da imagem como propaganda, buscando estabelecer links com o presente. Questionaremos seu uso, por exemplo, os direitos autorais e a imagem como um patrimônio da humanidade.

Onde? Quando?
Nossa aula será no formato de aula-oficina com previsão de 2 horas dirigidas aos alunos do ensino médio.

Para quê?
Mostrar aos alunos a democratização das obras de arte do renascimento como um bem da humanidade. Vamos levantar esse tema para desenvolver junto com os alunos um debate. Portanto, como podemos entender  essas questões  articuladas com os PCN’s no que refere-se  a democracia, ou seja, a democratização das produções artísticas por meio dos REA para o ensino.

Como?
Utilizaremos vídeos abertos disponíveis no youtube e as imagens, que também estão abertas para acesso na internet.

VII. Recursos didáticos:

Recursos Educacionais abertos, disponíveis na internet: vídeo (youtube) e imagens.

VIII. Avaliação:

- atividades:

Análise dos documentos propostos
Reflexão por parte do aluno sobre a problemática dos direitos autorais

XIX. Bibliografia:

BURKE, Peter. Renascimento Italiano: cultura e sociedade na Itália. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.




                                                  O Patronato no Renascimento


Olá pessoal! Bom, nossa aula de hoje terá como tema o Renascimento Cultural na Itália, mais especificamente sobre a relação que existiu entre os artistas e os patronos. O grande elemento financiador dos artistas do renascimento foi o patronato. Era a maneira de conseguir vender as obras que os artistas produziam, através de pinturas, esculturas e outras atividades que exaltavam uma pessoa, uma família ou um governo. Até mesmo a igreja financiava artistas, quer um exemplo? Você possivelmente já ouviu falar de um artista chamado Michelangelo. Ele foi considerado por muitos um homem universal. Universal, como assim? Bom, ele possuía qualidades em diversos campos das artes, como a escultura, a arquitetura, a escrita. Mas foi a arte que ele dizia menos gostar que o tornou famoso até os dias atuais. Você provavelmente já viu ou ouviu falar desse trabalhado realizado por ele. Nas imagens abaixo podemos ver  detalhes da pintura do teto, talvez uma das partes mais famosas. 
A criação de Adão. (Wikipedia.com)



Retrato de Michelangelo

Outro financiador dos trabalhos dos artistas era o governo que, em muitos casos, solicitava
pinturas sobre atos heróicos dos governantes. Como é o caso da família Médici.
 






Com ascensão do comercio, os comerciantes passaram a encomendar pinturas que geralmente tinham dois tipos de temas - religiosos e retratos - como o exemplo abaixo, sobre a pintura Monalisa de Leonardo da Vinci, financiada por comerciantes.




Para saber mais:

Sobre Renascimento Cultural
 https://www.youtube.com/watch?v=CKMGZPzi9OU

Sobre Leonardo da Vinci
http://www.youtube.com/watch?v=ny1X4GXceHc

Sobre Michelangelo
  http://www.youtube.com/watch?v=b-PCBlCoou4

Um comentário:

  1. Olá, pessoal, aonde ficou a aula sobre a revolução francesa? Aonde estão os REAs, por que não apresentar links que subsidiem o entendimento discente? Do mais, tá bem bacana. Abs., MR

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