Grupo 2 - RJTV
Membros: José Ricardo Bernardi, Renata Oliveira Passone da Silva, Tamiris Helena Doratiotto Baldo, Vagner Henrique Ferraz.
Turma 1000 - História Noturno
O Patronato no Renascimento
Membros: José Ricardo Bernardi, Renata Oliveira Passone da Silva, Tamiris Helena Doratiotto Baldo, Vagner Henrique Ferraz.
Turma 1000 - História Noturno
I.
Plano de Aula:
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II. Dados de Identificação:
Professores: José Ricardo Bernardi, Renata Oliveira Passone
da Silva, Tamiris Helena Doratiotto Baldo, Vagner Henrique Ferraz
Disciplina: História Moderna
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III. Tema:
A Arte no Renascentismo e o uso das
imagens em sala de aula
O tema da aula será baseado nas ideias de Peter Burke
presentes em seu livro Renascimento Italiano: cultura e
sociedade na Itália. Através das palavras de Burke vamos elucidar sobre o
papel dos artistas e dos patronos no período renascentista e incitar a uma
reflexão sobre o porquê, de mesmo transcorrido tanto tempo desde a criação dessas
obras de artes que, em geral são de domínio e interesse cultural, a maioria delas,
ainda hoje, contém direitos autorais, restringindo seu uso e circulação.
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IV. Objetivos:
Objetivo geral:
- Espera-se que ao
final da aula os alunos compreendam o conceito de História na visão do autor
do texto;
- Que os alunos identifiquem esse processo histórico das
produções artísticas e que desenvolvam olhar critico quanto ao uso das
imagens que são patrimônios históricos da humanidade.
Objetivos específicos:
- Que os alunos
reconheçam a visão do autor como um trabalho historiográfico da história do Renascimento
Italiano tendo como desafio uma forma diferente de julgar essa disciplina;
- Desenvolvam olhar crítico sobre as imagens e sobre a importância
do consentimento ao uso livre de direitos autorais, abrindo espaço para
reflexão e de busca por diferentes fontes documentais para se instruir sobre
os mais diversos assuntos;
- Percebam diferenças entre as fontes de informações desde
textos sobre os assuntos abordados, no caso o renascimento, e a importância
das imagens como fonte de estudos e ensino;
- Através da análise dos documentos, espera-se que o aluno
aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula e faça um exercício de
análise de documento.
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V. Conteúdo:
Discussão do texto Renascimento
Italiano: cultura e sociedade na Itália.
Análise de fontes imagéticas.
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VI. Desenvolvimento
do tema:
O emprego do tema renascimento nessa aula pode-se
estabelecer sob duas vertentes, sendo uma delas a história do renascimento
tendo como base a história da arte e a outra é levantar uma discussão sobre o
uso das imagens como material didático de aula, com isso mostrar aos alunos
que o uso das imagens deve ser aberto.
A intenção dessa aula é mostrar aos alunos uma parte da
vasta história cultural das relações entre patronos e artistas no
renascimento, para isso usaremos como base o livro de autoria de Peter Burke.
O quê?
O tema da aula será pautado nas relações entre patrono e
artistas durante o renascimento. Pretende-se abordar o contexto de produção
das principais obras de arte desse período, mais especificamente abordaremos
como os artistas Leonardo da Vinci e Michelangelo, contextualizados, podem
ser utilizados para trabalhar com os alunos, possibilitando discussões que
podem estabelecer relação com problemas do presente.
Com o quê?
Para trabalhar o tema utilizaremos como
fontes imagens das obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Ao analisar as
obras Monalisa de Da Vinci e Capela Cistina de Michelangelo,
pretende-se levantar as seguintes questões: quem fez, quando fez, porquê,
mostrando também relevância da relação
do meio do artista - sua origem muitas vezes poderia definir a área que
seguiria em sua carreira. Questionaremos o uso das imagens para o
ensino e o uso da imagem como propaganda, buscando estabelecer links com o
presente. Questionaremos seu uso, por exemplo, os direitos autorais e a
imagem como um patrimônio da humanidade.
Onde? Quando?
Nossa aula será no formato de aula-oficina com previsão de
2 horas dirigidas aos alunos do ensino médio.
Para quê?
Mostrar aos alunos a democratização das obras de arte do
renascimento como um bem da humanidade. Vamos levantar esse tema para
desenvolver junto com os alunos um debate. Portanto, como podemos entender essas questões articuladas com os PCN’s no que refere-se a democracia, ou seja, a democratização das
produções artísticas por meio dos REA para o ensino.
Como?
Utilizaremos vídeos abertos disponíveis no youtube e as
imagens, que também estão abertas para acesso na internet.
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VII. Recursos
didáticos:
Recursos Educacionais abertos, disponíveis na internet:
vídeo (youtube) e imagens.
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VIII. Avaliação:
- atividades:
Análise dos documentos propostos
Reflexão por parte do aluno sobre a problemática dos
direitos autorais
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XIX. Bibliografia:
BURKE, Peter. Renascimento Italiano: cultura e
sociedade na Itália. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
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Olá pessoal! Bom, nossa aula de hoje terá como tema o Renascimento Cultural na Itália, mais especificamente sobre a relação que existiu entre os artistas e os patronos. O
grande elemento financiador dos artistas do renascimento foi o patronato. Era a
maneira de conseguir vender as obras que os artistas produziam, através de
pinturas, esculturas e outras atividades que exaltavam uma pessoa, uma família
ou um governo. Até mesmo a igreja financiava artistas, quer um exemplo? Você
possivelmente já ouviu falar de um artista chamado Michelangelo. Ele foi
considerado por muitos um homem universal. Universal, como assim? Bom, ele
possuía qualidades em diversos campos das artes, como a escultura, a
arquitetura, a escrita. Mas foi a arte que ele dizia menos gostar que o tornou
famoso até os dias atuais. Você provavelmente já viu ou ouviu falar desse
trabalhado realizado por ele. Nas imagens abaixo podemos ver detalhes da
pintura do teto, talvez uma das partes mais famosas.
A criação de Adão. (Wikipedia.com)
Retrato de Michelangelo
Outro financiador dos trabalhos dos artistas era o governo que, em muitos casos, solicitava
pinturas sobre atos heróicos dos governantes. Como é o caso da família Médici.
Com
ascensão do comercio, os comerciantes passaram a encomendar pinturas que
geralmente tinham dois tipos de temas - religiosos e retratos - como o
exemplo abaixo, sobre a pintura Monalisa de Leonardo da Vinci,
financiada por comerciantes.
Para saber mais:
Sobre Renascimento Cultural
https://www.youtube.com/watch?v=CKMGZPzi9OU
Sobre Leonardo da Vinci
http://www.youtube.com/watch?v=ny1X4GXceHc
Sobre Michelangelo
http://www.youtube.com/watch?v=b-PCBlCoou4







Olá, pessoal, aonde ficou a aula sobre a revolução francesa? Aonde estão os REAs, por que não apresentar links que subsidiem o entendimento discente? Do mais, tá bem bacana. Abs., MR
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